Nos acompanhe

Paraíba

8 de janeiro: PGR reforça pedido de condenação de ex-primeira-dama da Paraíba

Publicado

em

A Procuradoria-Geral da República, através do procurador-geral, Paulo Gonet, reforçou o pedido de condenação da ex-primeira-dama da Paraíba, Pâmela Bório, por participação ativa no episódio que ficou conhecido como ‘8 de janeiro’ data no qual atos antidemocráticos foram realizados na Praça dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) , na Capital Federal, que culminou com invasão e depredação do patrimônio público numa suposta tentativa de Golpe de Estado que teria sido articulada e comandada por integrantes da extrema-direita.

Segundo o documento, apresentado na segunda-feira (27/05) e que requer a condenação da ex-primeira-dama, “Não há dúvida que a acusada Pâmela Monique Cardoso Bório aderiu ao propósito de abolir o Estado Democrático de Direito e depor o governo legitimamente constituído”.

Pâmela que também é ex-miss Bahia e atual suplente de deputado, ou à condição de ré por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, movimentação que, de acordo com as investigações, visava um golpe de Estado para impedir que o presidente Lula (PT), eleito em 2022, governasse.

Leia também: STF: processo de ex-primeira-dama da PB está concluso ao relator; decisão sairá nos próximos dias

Pâmela é acusada de, pelo menos, sete práticas irregulares, entre elas, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima.

O STF, através do despacho referente a Ação Penal nº 2.543, do Distrito Federal, confirmou que Pâmela Bório não compareceu ao próprio interrogatório agendado para o dia 15 de abril e que aconteceria a partir de uma videoconferência.

Leia também: STF emite ofício de urgência e pede folha de antecedentes criminais de ex-primeira-dama da Paraíba

Em 15/4/2025, a audiência de instrução foi realizada, momento em que o Juiz Auxiliar reconheceu como prejudicado o interrogatório da ré e decretou sua REVELIA, diante da sua ausência“, registra o documento.

Continue Lendo

Paraíba

DOU publica resultado final de concurso público para TSE e TREs; veja nomes aprovados na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão do Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral (NUJE) publicou, nesta terça-feira (27/05), no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 32/2025, que traz o resultado final do certame para provimento de vagas de técnico judiciário, abrangendo os seguintes cargos efetivos:

  • Técnico judiciário, área de atividade: istrativa (cargo 19);
  • Técnico judiciário, área: istrativa, especialidade: agente da Polícia Judicial (cargo 20); e
  • Técnico judiciário, área: Apoio Especializado, especialidade: Programação de Sistemas (cargo 21).

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do NUJE, antecipou a publicação do Edital, que desde segunda-feira (26/05) pode ser ado na página do concurso.

O o seguinte será a homologação, pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, do concurso para os cargos de técnico judiciário, o que deverá ocorrer nos próximos dias.

A partir da data da publicação, começa a correr o prazo de dois anos de validade do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com o artigo 35 da Resolução TSE nº 23.724/2023.

Continua em andamento o concurso para provimento dos cargos de analista judiciário. No dia 23 de maio, foi publicado o resultado provisório da prova de títulos. O resultado final está previsto para o mês de julho.

Clique aqui e confira a íntegra da lista.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de reforma estrutural e modernização do Cemitério Municipal de Bayeux são entregues; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Bayeux entregou, nesta terça-feira (27/05), a nova estrutura do Cemitério Nª Senhora da Boa Morte, que recebeu obras de reforma e modernização.

Foram trocadas as telhas, estruturas antigas foram reformuladas, todos os entulhos foram retirados e foram feitas melhorias importantes para garantir mais segurança. Também houve a instalação de novas portas, janelas, banheiros modernos e proteção das paredes contra infiltrações.

As fachadas receberam nova pintura com textura, o chão ganhou um acabamento especial, e o interior foi todo revitalizado com gesso e nova pintura. A parte elétrica e hidráulica foi toda renovada, com nova iluminação, reservatório de água e louças novinhas nos banheiros.

“Tudo foi feito com muito zelo e respeito. Porque cuidar da nossa cidade é também honrar a memória de quem já partiu”, destacou a prefeita Tacyana Leitão em publicação feita nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Durante sessão na ALPB, deputado pede descentralização do Censo Cadastral dos servidores do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Sargento Neto (PL), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desta terça-feira (27/05), fez um apelo ao Governo do Estado para que descentralize a ação de Censo Cadastral dos servidores da Paraíba.

Os polos destinados ao recadastramento do funcionalismo público se concentram em João Pessoa.

O Censo Cadastral Previdenciário é uma determinação legal e tem por finalidade a atualização e a consolidação da base de dados cadastral, previdenciária, funcional e financeira que engloba todos os funcionários do Estado. É destinado a dependentes, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado da Paraíba (RPPS/PB) e dos militares estaduais ativos, da reserva remunerada, reformados, dependentes e pensionistas vinculados ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM/PB).

Também é para os servidores Poder Legislativo, do Judiciário, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estado (MPPB) e Defensoria Pública, assim como das autarquias e fundações estaduais e instituições de ensino superior.

Durante o uso da tribuna, Sargento Neto afirmou que é totalmente inviável que os trabalhadores de todas as regiões da Paraíba precisem e deslocar até a Capital para prosseguir com o cadastro.

“Nós temos cerca, ou seja, exatamente 223 municípios paraibanos. E é muito é muito incômodo para aqueles funcionários que precisam se deslocar de Cachoeira dos Índios até a Capital paraibana para poder fazer esse recadastramento. Então a gente vai cobrar do Governo do Estado compromisso e respeito com os funcionários públicos do Estado da Paraíba. E aí engloba os nossos também militares, reformados, pensionistas porque é inissível que antes que o governo pudesse fazer esse censo, esse recadastramento, ele pudesse descentralizar, ou seja, João Pessoa, Campina, o Alto Sertão, para que essas pessoas não fossem e não gastassem o seu dinheiro para poder se deslocar até João Pessoa”, afirmou.

Continue Lendo