A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), se reuniu, na manhã desta segunda-feira (26/05), e acatou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vereador Marcos Vinícius (PDT), que garante alimentação inclusiva a crianças atípicas na Rede Municipal de Ensino.
“A política de proteção de crianças atípicas precisa ser promovida e estimulada. Quando Marcos Vinícius se debruça nesta matéria, trazendo a possibilidade de garantias, direitos e inclusão dessas crianças, eu não poderia deixar de acompanhar a aprovação do parecer favorável”, enfatizou o vereador Carlão Pelo Bem (PL).
O PLO 152/2025 garante o direito das crianças atípicas, com restrição ou seletividade alimentar, a uma alimentação adequada e inclusiva nas escolas da Rede Pública de Ensino do Município, tendo como princípios a individualização dos cuidados e o respeito às suas necessidades específicas. A matéria ainda prevê que toda criança atípica deve ar por uma avaliação nutricional para a produção de um Plano de Alimentação Personalizado (PSP) e que as escolas devem oferecer um cardápio inclusivo, que atendas às necessidades das crianças atípicas.
De acordo com a norma, as escolas devem estabelecer diretrizes claras e procedimentos para acomodar as necessidades das crianças atípicas, no que diz respeito à alimentação trazida de casa, incluindo o armazenamento adequado e a garantia da segurança alimentar.