Nos acompanhe

Brasil

Banco Central libera resgate automático de Valores a Receber a partir desta terça

Publicado

em

A partir da terça-feira (27/05), será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores.O Banco Central anunciou a novidade na segunda-feira (26/05) através da nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR).

“A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, informou o BC.

Os valores a serem resgatados são o “dinheiro esquecido” por cidadãos ou empresas em instituições financeiras como bancos e consórcios, sem que tenham sido reclamados ou transferidos para a conta do titular.

De acordo com o BC, a ideia é “facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”. Segundo a autoridade monetária, a adesão ao serviço é facultativa.

Habilitação via gov.br

A habilitação para o o ao SVR deve ser feita a partir de uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada.

“A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave pix do tipo F. Quem ainda não possui essa chave deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira”, explicou o BC.

Ainda segundo o banco, o crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão. Não serão enviados avisos do BC informando a existência de algum valor devolvido.

“As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas”, esclarece o BC.

Continue Lendo

Brasil

Correios divulga lista para atendimento presencial sobre descontos não autorizados do INSS; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir da sexta-feira (30/5) aposentados e pensionistas do INSS já podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital. Para saber qual a agência mais próxima de você, clique aqui e e o link com a lista completa de unidades participantes na Paraíba e em todo o Brasil , ou baixe o arquivo no final desta notícia.

Você também pode conferir a lista das agências: 

  • No site dos Correios
  • Pela Central 135

Para quem é esse atendimento?
Se você tem dificuldade com internet ou telefone, ou se sente mais confiante para tirar suas dúvidas com uma pessoa, o atendimento presencial é a melhor opção para você.

Mas atenção: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.

O que levar para ser atendido?
Apenas um documento de identificação oficial.
Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer à agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada. Nesse caso, o o será à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

COMO FUNCIONA? – O atendimento presencial será realizado por meio do o a uma plataforma eletrônica específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar se foi feito algum desconto não autorizado no benefício
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados
  • Reconhecer a autorização de algum desconto
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
  • Imprimir o protocolo, com orientações para o pelo 135 e Meu INSS

Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências. Haverá sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

E quem mora longe de uma agência?

O Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!

Alerta importante!

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!

O atendimento está sendo realizado apenas pelos canais oficiais:

  • Pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android iOS )
  • Pelo site do INSS
  • Pela Central 135
  • A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios

PAGAMENTOS ATÉ 6/6 – Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos referente a abril terão os valores devolvidos a partir desta segunda-feira, 26 de maio. Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.

No fim do mês ado, o INSS havia determinado a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente ao mês de abril já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não reou o montante às entidades associativas. Agora, a devolução será feita com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho. Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência.

Em caso de dúvidas, sempre procure os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

Continue Lendo

Brasil

Governo Federal doou 60 mil computadores e acelera a inclusão digital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em maio, o Governo Federal alcançou uma marca inédita com o Programa Computadores para Inclusão: 60 mil computadores doados para projetos de inclusão digital em todas as regiões do Brasil, por meio do Ministério das Comunicações. O número representa muito mais do que equipamentos – ele simboliza oportunidades reais de transformação na vida de mais de 53 mil pessoas. Somente em 2024, foram entregues 10 mil computadores, o maior volume anual desde a criação do programa federal, em 2010. Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: dobrar esse total.
De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, este é o cumprimento da tarefa dada pelo presidente Lula. “A missão é clara: levar inclusão digital a todos os brasileiros. “Estamos falando de uma política pública que rompe barreiras geográficas e sociais, com impacto real na vida das pessoas. Vamos seguir ampliando este programa para fazer, cada vez mais, a diferença na vida de brasileiros e brasileiras”, disse.
O Programa Computadores para Inclusão tem como base a economia circular: equipamentos obsoletos de órgãos públicos são recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), ganham nova vida útil e são destinados a escolas públicas, associações, centros socioeducativos, penitenciárias, comunidades indígenas, quilombolas, além de áreas rurais e remotas.
O grande diferencial da iniciativa é que os próprios alunos dos cursos de capacitação dos CRCs que realizam a recuperação das máquinas, aprendendo uma profissão e abrindo novas portas para o mercado de trabalho.
MUDAR VIDAS – A iniciativa não apenas entrega computadores: entrega futuros. Antes de participar do programa, a cearense Sarah Farias, de 20 anos, não tinha o a tecnologias. Hoje, graças ao curso ofertado pelo CRC de Fortaleza (CE), está empregada e cursando engenharia com bolsa universitária. “Foi meu primeiro contato com o computador. A doação desses computadores e a oferta de capacitação mudaram minha vida”, emocionou-se.
No estado vizinho, a piauiense Lucivânia Silva aprendeu o básico da informática e já consegue gerar renda extra para complementar o trabalho do marido, agricultor. Funcionária de uma escola pública, antes ela realizava apenas tarefas manuais, por não saber utilizar o computador. “É uma sensação muito boa sair da instabilidade, do zero em informática, e já conhecer o básico. Só de digitar o ‘L’ de Lucivânia já foi muito interessante”, contou.
Já a amazonense Érica Lima, ex-catadora de material reciclável em Manacapuru (AM), é um verdadeiro exemplo de superação. O primeiro aparelho eletrônico a que teve o foi um celular encontrado em um aterro sanitário. Hoje, formada pelo Programa, está empregada e cursa faculdade de enfermagem. “Meu sentimento é de gratidão. Foi onde eu comecei minha trajetória”, relatou.

O PROGRAMA – Além das 60 mil máquinas doadas, o Programa Computadores Para Inclusão já criou 5,1 mil laboratórios de informática em escolas e associações em 1,2 mil municípios brasileiros. Também tem impacto direto na qualificação profissional: mais de 53 mil alunos foram formados em cursos de informática, manutenção e novas tecnologias.
“A inclusão digital é uma ponte para o futuro”, disse Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. “Cada computador doado representa uma oportunidade concreta de transformação na vida das pessoas. Ao recuperar equipamentos e levá-los a quem mais precisa, o programa não apenas promove cidadania, mas também capacita, gera renda e amplia horizontes.”
A atuação do Governo Federal também contribui com a preservação do meio ambiente. Os CRCs já deram destinação adequada a mais de 9 mil toneladas de resíduos eletrônicos, ultraando a marca de 1 milhão de equipamentos descartados de forma sustentável.

Continue Lendo

Brasil

Nesta 2ª: Queiroga irá depor no STF em defesa dos acusados de tentativa de golpe de Estado no país

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que dirá em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (26/05), às 15h, que Walter Braga Netto e Augusto Heleno, acusados de tentativa de golpe de Estado no país, “têm elevado espírito público”.

“Quando cheguei ao governo, no auge da pandemia com uma crise institucional, eles me deram e, dentro das atribuições de suas pastas. Assim, os vejo como homens de elevado espírito público”, disse.

De açordo com esta matéria publicada pela CNN Brasil, Queiroga e um time de ex-ministros serão ouvidos nos próximos dias como testemunhas de defesa no processo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros integrantes do antigo governo são réus. O objetivo da defesa é mostrar o testemunho de quem dividiu espaço no mesmo governo que não havia ações contra a democracia.

Durante a pandemia, Queiroga substituiu o ministro Eduardo Pazuello, que também está na lista de depoentes.

“Vou responder os questionamentos das defesas no que diz respeito a minha participação no governo e como eu os vejo como homens públicos e cidadãos brasileiros”, disse Queiroga.

O ex-ministro também afirmou que está pronto para responder perguntas da acusação e da Justiça com serenidade.

Todos os depoimentos no processo devem ser concluídos no dia 2 de junho.

Continue Lendo