Nos acompanhe

Paraíba

Cartaxo aparece como nome que poderá deixar os quadros do PT-PB ainda neste primeiro semestre

Publicado

em

O deputado estadual paraibano Luciano Cartaxo (PT) estaria cogitando saída oficial dos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT) para o PDT (Partido Democrático Trabalhista). A informação já circula amplamente pelos bastidores da política paraibana.

Dentre os motivos estariam o peso do fiasco que foi a votação obtida enquanto candidato a prefeito de João Pessoa nas Eleições 2024 quando disputou o cargo após um dos mais graves rachas internos da legenda quando ele decidiu se unir à ideia do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e voltar atrás na decisão de desistir da disputa mesmo após anúncio oficial da desistência, bem como, o desejo de buscar uma legenda que pudesse oferecer maior segurança para uma votação que o conduzisse à reeleição como deputado estadual.

Caso a saída de Cartaxo se consolide esta seria a segunda vez que ele deixaria a legenda, tendo sido a primeira durante o auge do escândalo da Operação Lava Jato quando ele migrou para o PSD na tentativa de desvincular o próprio nome do então, tão manchado PT da época.

O parlamentar no entanto, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba intensifica prevenção de síndromes respiratórias e amplia leitos na rede infantil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), acompanha o cenário das síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) por meio da plataforma de monitoramento da Vigilância em Saúde, a qual aponta mais de 1.700 casos registrados em 2025, com predominância de vírus como Influenza, Covid-19, Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), atingindo mais crianças e idosos. Embora apresente uma redução em relação ao ano ado (2.051), a SES tem atuado de forma preventiva e estruturada e, entre as principais medidas adotadas, está a ampliação de 116 leitos pediátricos, distribuídos entre Unidades de Terapia Intensiva (UTI), enfermarias e semi-intensivos.

A estrutura também conta com reforço da escala de profissionais, abertura da sala de situação da pediatria, apoio da Rede Cuidar com teleinterconsultas em tempo real, e distribuição de insumos e medicamentos para as unidades de saúde. O plano estadual para enfrentamento das síndromes respiratórias contempla, além da ampliação de leitos, capacitação de profissionais, protocolos clínicos atualizados e ações integradas de vigilância, regulação e testagem em tempo real.

O monitoramento estadual apontou aumento de 63,5% nos atendimentos pediátricos por SRAG entre fevereiro e abril, com destaque para João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Queimadas.

Outra medida estratégica adotada foi a implementação do Protocolo Estadual Estendido de Palivizumabe, que oferece proteção a prematuros nascidos entre 29 e 31 semanas e 6 dias, com até 11 meses e 29 dias de vida, contra infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório – responsável por 75% das bronquiolites e 50% das pneumonias em crianças pequenas. Com investimento inicial de R$ 3,5 milhões, a iniciativa é exclusiva na Paraíba e na Bahia, com início da istração das doses em fevereiro de 2025, por meio de busca ativa das crianças elegíveis. A previsão é de ampliação da cobertura ainda este ano, acompanhada da qualificação de profissionais da rede primária e hospitalar para o manejo das SRAG.

Para o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, o planejamento e a capacidade de resposta do Estado fazem a diferença. “A estrutura que temos hoje é resultado de um planejamento permanente e integrado. Antecipamos ações, ativamos a sala de situação para monitoramento em tempo real e reforçamos a rede com tecnologia, regulação e profissionais capacitados. Essa capacidade de resposta é reflexo do compromisso do Governo da Paraíba com a saúde pública, com atenção especial às crianças, que são o público mais vulnerável neste período”, destacou.

Ao comparar os dados de 2025 com o mesmo período do ano anterior, observa-se uma redução no número de notificações (de 2.051 em 2024 para 1.703 em 2025) e de casos confirmados (de 991 para 514). Em relação aos óbitos infantis, também houve queda significativa. Em 2024, foram registrados 13 óbitos de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos; já em 2025, esse número caiu para 5 óbitos na mesma faixa etária. Os sintomas mais frequentes entre os casos confirmados são tosse, dispneia, desconforto respiratório, febre e fadiga.

Para ampliar a proteção dos grupos mais vulneráveis, o Governo da Paraíba intensificou as estratégias de imunização em todo o estado. No último Dia D de vacinação, realizado em 10 de maio, foram aplicadas 39.484 doses em 751 pontos, sendo 25.688 contra a Influenza. Os dados parciais envolvem 199 municípios, com destaque para João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sapé e Sousa entre os que mais vacinaram. Desde o início da campanha, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ultraou 22%, colocando a Paraíba acima da média nacional.

A chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES, Fernanda Vieira, ressalta a importância da vacinação e do diagnóstico precoce. “Estamos diante de um cenário viral diferente dos anos anteriores. A partir da 13ª semana epidemiológica, amos a registrar maior circulação do Influenza A e do Rinovírus entre as crianças, com queda dos casos por SARS-CoV-2. A testagem, a vacinação e a identificação precoce dos sinais de gravidade são essenciais. A vacina contra gripe está disponível para todas as idades, e sua ampla adesão é essencial para evitar agravamentos”, explicou.

A rede estadual também intensificou a atuação da Atenção Primária com protocolos para manejo clínico, estratificação de risco e entrega de kits com broncodilatadores, espaçadores e soro fisiológico. Casos leves devem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde, enquanto os moderados e graves são encaminhados de forma regulada aos hospitais de referência, com apoio da telemedicina e plantões online 24h em pediatria e neonatologia.

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 175 Municípios se farão presentes no II Encontro Paraibano de Câmaras, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O II Encontro Paraibano de Câmaras Municipais, promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), deve reunir cerca de 1.500 participantes, nesta quinta (29/05) e sexta-feira (30/05), no Pavilhão de Congressos do Centro de Convenções de João Pessoa.

Até o momento, mais de 1.300 pessoas, de 177 municípios paraibanos já se inscreveram para participar do encontro. O credenciamento dos participantes já inscritos no evento acontece na tarde desta quarta-feira (27/05), na sede do Legislativo Pessoense. As inscrições ainda podem ser feitas no site da Casa, através do link.

Com o objetivo de compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para o melhor funcionamento das Casas Legislativas, o evento tem como tema “Inteligência Artificial, Governança e Conexão Cidadã nas Câmaras 4.0”.

O encontro tem confirmadas as presenças dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil); do ministro Weder de Oliveira, do Tribunal de Contas da União (TCU); do conselheiro Fábio Nogueira, presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TEC-PB); do governador da Paraíba, João Azevêdo; e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

Todos participarão como palestrantes no evento, que conta ainda com especialistas do Senado Federal falando sobre “ IA, Redes Sociais e Conexão Cidadã”, “Inteligência Artificial e Participação Popular no Processo Legislativo” e sobre o Programa Interlegis, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, também vai palestrar, de forma virtual, sobre “Justiça Cidadã”. A programação completa pode ser conferida aqui.

Continue Lendo

Paraíba

Abrace: MPPB pede destituição de dirigentes de associação ligada à luta pela cannabis no Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em uma ação civil pública, o Ministério Público da Paraíba solicitou a destituição dos atuais dirigentes da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), uma entidade que atua na área de apoio e tratamento de usuários de cannabis. A medida visa sanar uma série de irregularidades graves na gestão da instituição, que comprometeram sua transparência, legalidade e finalidade social.

Segundo documentos apresentados na ação, denúncias indicam que houve concentração de poder nas mãos do diretor Executivo da Abrace, além de ausência de controles internos adequados e prática de nepotismo. Investigações também revelaram contratações de empresas ligadas aos dirigentes, sem seguir procedimentos legais de licitação, e desvios patrimoniais que atingiram aproximadamente R$ 985 mil.

Relatórios técnicos independentes, conforme conta esta matéria publicada pelo Polêmica Paraíba, apontaram uma gestão marcada por caos istrativo, registros patrimoniais desgastados, má contabilidade e falta de prestação de contas efetiva. Tudo isso, associado a mudanças estatutárias excessivamente permissivas, resultou em um quadro de confusão patrimonial e instabilidade na governança da entidade.

De acordo com o Ministério Público, as irregularidades comprometem a credibilidade da Abrace, que nasceu com o propósito de auxiliar pacientes e promover ações positivas na área de saúde mental e combate ao uso indevido de drogas. Para corrigir esses problemas e garantir o cumprimento da legislação, o órgão solicita a intervenção judicial, com a destituição dos atuais dirigentes, a nomeação de um provisório e a implementação de políticas de transparência e governança.

 

Continue Lendo