Nos acompanhe

Paraíba

Projeto de Ruy proíbe uso de inteligência artificial em dublagens de obras de audiovisual no Brasil

Publicado

em

O mercado nacional de dublagem, referência mundial pela qualidade e profissionalismo, ganhou um reforço através do novo projeto de lei de autoria do deputado federal Ruy Carneiro. A iniciativa do parlamentar vai proibir o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) na dublagem de obras audiovisuais no Brasil.

O objetivo é proteger o segmento de uma possível desestruturação, diante da crescente adoção de tecnologias automatizadas por grandes plataformas de streaming.

“A inteligência artificial não pode substituir a arte e muito menos os nossos artistas. A dublagem brasileira é um patrimônio cultural, reconhecido internacionalmente. Se aceitarmos ivamente a substituição de profissionais por máquinas, colocamos em risco milhares de empregos e toda uma cadeia produtiva construída com muito esforço ao longo de décadas”, argumenta Ruy.

A proposta veda expressamente o uso de IA para a dublagem de filmes, séries, animações e demais conteúdos audiovisuais exibidos comercialmente em salas de cinema, na televisão aberta e por , além de serviços de vídeo sob demanda e plataformas online. Em audiência pública realizada na Câmara em agosto de 2024, profissionais da dublagem denunciaram a substituição de postos de trabalho e a pressão para contratos que os obrigam a abrir mão de seus direitos sobre a própria voz.

O projeto 2462/2025 prevê sanções para os responsáveis pela veiculação de conteúdos dublados por IA, que vão desde advertência até multa diária de até R$ 50 mil, podendo culminar na suspensão das atividades por até 90 dias, em caso de reincidência.

O texto ainda destaca que, embora a inteligência artificial traga ganhos de produtividade, seu uso descontrolado pode precarizar relações trabalhistas, comprometer a qualidade artística e violar direitos autorais.

Continue Lendo

Paraíba

“Candidatura majoritária não é vontade pessoal”, diz Cícero Lucena sobre Lucas Ribeiro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante evento ao lado do governador João Azevêdo (PSB) em Campina Grande, comentou sobre a possibilidade do vice-goverandor, Lucas Ribeiro (PP), ser o nome natural da base governista para sucessão ao governo de João.

Segundo Cícero, “candidatura majoritária não é vontade pessoal. É construção de apoios e tenho certeza que Lucas também se enquadra nesse processo de quem vai ouvir os demais partidos”.

O comentário do gestor foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (27/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Nabor confirma que tratativas para chapa com vistas às Eleições 2026 devem começar no mês de junho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), pai de Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos e da Câmara dos Deputados, em Brasília, afirmou que as negociações para a chapa com vistas às Eleições 2026 devem começar de fato no mês de junho.

Segundo Nabor, até o momento há muita especulação, mas existe a certeza de que o grupo é muito forte.

Os comentários do gestor foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro reforça tese de uso do cargo por secretários para campanha eleitoral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), reforçou nesta terça-feira (27/05) a tese de que secretários da istração da gestão estadual estão utilizando os cargos em favorecimento das próprias campanhas eleitorais.

Durante entrevista à CBN João Pessoa, o parlamentar demonstrou insatisfação no que classificou como uso indevido da máquina pública, o que possibilita maior facilidade em promover a candidatura em uma possível disputa eleitoral.

“O que tem acontecido é que você estando à frente de uma Pasta importante, você tem um o maior e com isso você se torna mais atrativo. Mas às vezes a gente perde a mão e vai escorregando e perdendo o respeito pelos colegas”, discorreu Carneiro.

Na última semana, outro deputado da base governista, João Gonçalves (PSB), fez a mesma denúncia. Ele afirmou que auxiliares do Estado estão utilizando das pastas para se favorecem durante as campanhas.

Leia mais: Fogo amigo: João Gonçalves revela suposto uso do cargo por secretários para campanha eleitoral

Continue Lendo