Nos acompanhe

Brasil

PSDB vai se reunir na primeira quinzena de junho para definir fusão com o Podemos, diz Camila

Publicado

em

A deputada estadual paraibana Camila Toscano confirmou que a sua legenda, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), convocou uma reunião nos próximos dias 05 e 06 de junho, em Brasília, para definir os rumos da fusão com o Podemos.

Camila disse, porém, que está mais preocupada com questões da Paraíba do que com o partido em si, uma vez que ainda é muito cedo abrir comentários sobre os rumos partidários que adotará a partir do desejo de concorrer à reeleição nas Eleições 2026.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (27/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Brasil

Motta discute alternativa para aumento do IOF com Alcolumbre e Haddad

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que espera definir ainda nesta quarta-feira (28) o encaminhamento da possibilidade de derrubar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ocorrido na semana ada. Há 18 propostas em tramitação na Câmara para sustar dois decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A votação do PDL [Projeto de Decreto Legislativo] tem alguns impactos que precisam ser conversados. Não é só pontual discutirmos a derrubada da medida. Precisamos avançar no debate estrutural. Precisamos ter discussão de questões necessárias para o País”, afirmou Motta.

Segundo ele, a solução para a questão está sendo negociada com o Senado e o Executivo. Nesta noite, Motta ainda se reunirá com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pra debater uma solução para o ime.

“Estamos muito preocupados com essa medida, com os impactos que ela trouxe, com a manifestação do setor produtivo contrário a ela”, disse Motta. O presidente da Câmara disse que o Parlamento tem incômodo com medidas que busquem aumento de impostos.

Conforme lembra esta matéria publicada pela Agência Brasil, na segunda-feira, Motta já havia criticado o aumento do tributo.

Continue Lendo

Brasil

Rachel Sheherazade faz publicação em defesa de Marina Silva e provoca reações diversas na internet

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A jornalista paraibana Rachel Sheherazade decidiu se manifestar em favor da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva que, na terça-feira (27/05), se viu envolta num bate boca com o senador Plínio Valério (PSDB-AM) durante uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado.

Sheherazade, sem mencionar o nome de Marina, fez a seguinte publicação: “Mulheres, somos maioria no eleitorado, mas a minoria nos parlamentos, no executivo e Judiciário. Somos gigantes, mas querem nos apequenar. Nas próximas eleições, lembrem-se de colocar os misóginos em seus devidos lugares.”

O comentário, feito através de um de seus perfis em redes sociais e que que foi replicado pelo perfil “Seremos Resistência”, gerou reações diversas que aram por manifestações de apoio até desconfianças acerca de uma possível sondagem indireta da paraibana sobre a possibilidade de sair candidata a algum cargo político nas Eleições 2026.

Confira a publicação:

 

Continue Lendo

Brasil

IA: relator afirma que parecer será entregue em novembro e fará uma séria de audiências públicas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O relator do projeto de lei que pretende regulamentar a Inteligência Artificial (IA) no país, deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), afirmou que vai apresentar o parecer até o dia 25 de novembro. Antes, o parlamentar quer realizar audiências públicas para debater o tema.

Aguinaldo justificou o prazo longo para apresentar o relatório.

“O plano de um trabalho é um norte. Teremos muitas agendas paralelas e, para além do que está no plano de trabalho, teremos muitos eventos para discutir o tema. É importante votar este ano, mas com cuidado pra elaborar um texto de vanguarda”,  disse.

O Senado aprovou o projeto de lei em dezembro do ano ado. Ao chegar na Câmara, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou a proposta para a comissão especial debater.

O texto determina uma série de regras que devem ser seguidas pelas empresas no setor e estabelece como será feita a supervisão da tecnologia.

Uma das principais novidades é a criação do Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA). Esse sistema seria coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e composto por outros órgãos do Poder Executivo, definidos futuramente. Caberá ao SIA estabelecer regulações posteriores e fiscalizar o cumprimento das regras.

Continue Lendo